Às vezes esquecemos que todos estamos aprendendo ou dedicando tempo na prática de novas habilidades.
Naturalmente, todos ao nosso redor aparentam ser hiper-talentosos, mas é nos bastidores onde a gente se questiona sobre o que realmente queremos aprender e o que somos forçados a aprender para acompanhar essas movimentações da indústria criativa.
Mudamos.
Não trabalhamos mais sem propósito ou apenas para cumprir as horas tabeladas e entregar o necessário.
A rotina do criativo tem muito a acrescentar na sua carreira, seja com a troca de conhecimentos, experiências e aprendizados dentro do ambiente de trabalho, tudo é uma busca constante para o seu crescimento em vários aspectos.
E é nesse jogo de aprendizado que a gente entende que as ideias não precisam mais ser coroadas com premiações.
O design tem mudado e voltado o seu olhar para a solução de problemas.
Ter uma grande ideia pode significar ter um problema resolvido, e talvez isso tenha uma relação maior nos dias atuais.
Buscamos nos hábitos maneiras de ganhar rapidamente uma habilidade, seja para a necessidade dentro do seu ambiente de trabalho ou para se tornar o criativo um profissional mais abrangente.
Pandemia como contexto
Desenvolver novas habilidades funcionou como um escape para os criativos durante o enfrentamento da pandemia.
A busca por novos conhecimentos não é só decorrente do aceleramento do mercado, mas também pela busca de profissionais mais generalistas ou t-shaped.
Encontramos no aprendizado uma forma de esquecer os acontecimentos reais e, paralelamente, aproveitamos o “tempo” que a situação nos oferece para desenvolver nossos conhecimentos.
As idas aos estabelecimentos, empresas, a rotina social e educacional foram interrompidas pelo isolamento e abriram portas para o universo online, que ganhou ainda mais importância nessa fase.
A força que o digital demonstrou durante a pandemia possibilitou que os criativos desenvolvessem suas habilidades (e as novas habilidades também) e se redescobrissem nesse universo.
Aprendendo novas habilidades e seus benefícios
Nesse contexto, o Spotify Design traz todos os meses três criativos, que trabalham para a marca, de diferentes áreas para falarem sobre as novas habilidades aprendidas ou temas ligados ao cenário atual e qual a sua relação com tudo isso.
Alexandra Goree, Designer de Produto do Spotify, responde a pergunta sobre novas habilidades aprendidas recentemente e conta como elas trouxeram benefícios para ela.
“Recentemente, descobri os benefícios da escrita como ferramenta de design para me ajudar a entender e explicar minhas próprias ideias. Eu mantenho um diário de design para meus projetos, onde escrevo tudo usando apenas palavras e como se não houvesse nenhum elemento visual. Escrever me ajudou com a exploração de ideias, organizando meu cérebro para descobrir os processos de pensamento e comunicando com mais clareza as decisões de design.”
As novas habilidades podem ou não ter relação com a área que você escolheu trabalhar, mas uma coisa é fato: aprender é a forma mais inovadora e abrangente de ter ideias mais criativas.
Para criativos, as plataformas educacionais como Skillshare, Domestika, Crehana e Udemy são um prato cheio e com um custo-benefício bem legal para começar a testar novas habilidades.
Você pode ir além, seja com softwares ou com algo mais hand craft (artesanal), e abrir novos caminhos para novas e brilhantes ideias. 🙂