Ser freelancer às vezes é a escolha de muitos designers. Poder escolher os seus horários de trabalho, como organizar a sua rotina, conquistar os seus clientes, ter autonomia financeira e um portfólio com projetos variados, quem não gostaria?
Falando assim até parece algo simples! Mas existem muitos desafios na vida de quem é freelancer.
As decisões e soluções a serem tomadas dependem unicamente de você.
Mas não se preocupe!
Se você quer ser freelancer, esse é o post que vai ajudar você com dicas e ideias para organizar a sua vida financeira, sua rotina, burocracias para assim começar a trabalhar como freelancer.
Começando a ser freelancer
Você precisa, antes de tudo, entender o seu nível profissional.
Começar a ser freelancer pode ser um pouco caótico no início. Não saber como cobrar o seu cliente e estipular o seu tempo de trabalho é normal. Mas, além disso, você precisa entender as suas limitações e ambições.
Nem sempre você vai conseguir projetos super-incríveis para colocar no portfólio. Mas os projetos podem te ajudar a aprimorar suas técnicas e habilidades, além de gerar uma graninha e dar à você alguma experiência que pode impulsionar a sua porta de entrada na vida de freela.
Escolha ter a experiência de trabalhar alocado ou de ter um emprego fixo antes de ser freelancer
Você precisa de experiência! Comece trabalhando para alguém antes de trabalhar para você.
Entenda quais são as suas dificuldades e aprimore-as.
Crie conexão com as pessoas e aproveite todos os conhecimentos que elas podem compartilhar com você. Networking é tudo!
Além de ajudar no seu crescimento profissional, ajuda você a amadurecer e evoluir de nível, mas também dá a oportunidade de mostrar às pessoas o seu trabalho e ser lembrado por isso.
Quem sabe no futuro a oportunidade de freela não pode ser sua?
Aprenda a organizar a sua rotina
Ter uma rotina para quem tem trabalho fixo é algo normal mas, para quem é freelancer, às vezes ela pode fugir do seu controle e, até mesmo, nem existir.
Você pode começar pensando desse jeito:
- Determine quantas horas você quer trabalhar por dia;
- Tente organizar as suas tarefas do dia. Pode ser em listas se preferir — Austin Kleon em seu livro Keep Going (Siga em frente), fala sobre como as listas podem ajudar você a ser mais criativo e como fazer o seu dia fluir melhor;
- Busque referências antes de começar. Ter caminhos para resolver o seu problema pode ajudar você a visualizar melhor o que precisa ser feito e como pode ser feito;
- Você não é um robô! Faça pausas, tome um café, se alongue. A produtividade precisa rolar, mas você também precisa cuidar do seu corpo. Crie uma carreira sustentável!
Organizando as finanças
Como freelancer, nem sempre a maré vai estar pra peixe! Você vai ter fases de incertezas e ansiedade principalmente quando não tem um freela à vista.
Por isso, é importante aprender a organizar a vida financeira, ter uma reserva de emergência e poupar quando necessário.
Listei abaixo três perfis no Instagram que vão ajudar você a entender como planejar o seu dinheiro, cortar gastos e ter garantias quando a coisa apertar!
- Graninhas: nada como aprender finanças de um jeito divertido, né? E é assim que esse perfil aborda o assunto!
- Boletinhos: Precisando de um empurrãozinho pra entender onde minimizar os gastos? o Boletinhos te dá!
- Nath Finanças: ensinando como organizar as finanças com baixa renda!
Burocracia não precisa ser algo chato!
E você precisa aprender isso sendo freelancer ou colaborador fixo.
Criar um contrato para garantir a sua segurança e a do seu cliente, aprender a montar uma proposta, ter um CNPJ ou MEI, entender quais as melhores opções para investir o seu dinheiro, ufa!
É muita coisa, que não precisa acontecer simultaneamente, mas que você precisa colocar a sua atenção. Se quiser saber mais sobre MEI, temos um guia prático de como criar um MEI para designer freelancer.
Então aqui vai uma dica de 4 arquivos de downloads criados pela Freela School de modelo de contrato (para o BR e para a gringa!) e de proposta para você começar ou evoluir no seu trabalho como freelancer.
Disponibilizamos aqui no blog também um Modelo de Contrato gratuito.
E se você ainda tem dúvidas sobre como entender as burocracias do mercado de trabalho?
Aqui vai uma super-dica: A BÜRO ensina de forma didática, lúdica e simples!
Pra se manter inspirado(a):
Recomendo o trio de livros do Austin Kleon:
Os livros são de uma leitura leve e muito inspiradora para fomentar a criatividade e se construir como criativo!
Ah! Não deixe os seus projetos pessoais de lado! Eles são muito importantes para que você teste e aprimore suas habilidades com algo que você goste e sinta prazer em fazer.
Experimente criar algo novo todos os dias ou ter um projeto de longo prazo seu na sua rotina também.
E aí, já dá pra começar a pensar em ser freelancer, né?
Se você quiser, pode me seguir também no @_decodifica e ficar de olho em mais dicas do universo criativo 👀