Você sabia que páginas com o carregamento lento perdem audiência e clientes?
A velocidade do site está entre os fatores principais para o sucesso de uma página.
Em tempos de agilidade e fácil conexão o leitor, o consumidor logo desiste se a página parece lenta ou pesada demais na hora de conferir um conteúdo, ou mesmo realizar as compras.
Listamos aqui algumas dicas em como melhorar a velocidade do seu site e também a experiência do seu leitor:
-
Cheque o tempo de carregamento da sua página
Nessa função existem ferramentas que podem auxiliar, como exemplo, o site Pingdom. A página aponta o tempo de carregamento do seu site, específica o tempo de cada script e CSS.
As informações vão orientar no que deve ser consolidado (reduzido), sejam os ficheiros ou mesmo o CDN para ajudar no carregamento das imagens.
-
Reduza o tamanho das imagens
Uma das situações que mais implicam na velocidade de um site é o carregamento das imagens, portanto uma forma de facilitar é diminuir ou diluir o código, como o CSS e o JavaScripit.
Existem ferramentas que podem consolidar esses códigos e agilizar o carregamento da página, por exemplo, o MinifyJavaScript e o plugin do WordPress.
-
Utilize imagens em JPEG progressivo
Você já notou que em algumas páginas as ilustrações aparecem primeiramente quadriculadas e aos pouco vão se formando?
A imagem é carregada em forma de pré-visualização, não tornando o site lento e aos poucos é completada. Para aplicar o JPEG progressivo nas fotos basta ao salvar a imagem no programa de edição escolher o modo.
Outra razão que pode dificultar o carregamento da página é o alojamento.
Fique atento se o servidor está sobrecarregado, pois isso limita a velocidade da página.
A preferência é que sempre opte pelo alojamento do site no país de origem, e este é um dos fatores avaliados pelo Google, para melhorar o posicionamento do site.
-
Aplique o plugin para cache
O Cache é responsável pelo armazenamento temporário de dados.
Na página web é bem comum o cache ser aplicado para assim preservar as páginas consultadas por um período e evitar consultas seguintes à rede.
Para sites WordPress existe a opção disponível de alguns plugins, como: W3 total Cache, Hyper Cache e WP Super Cache.
-
Verfique seu plano de hospedagem
Na hora de escolher um serviço de hosting fique atento em relação à velocidade de tráfego disponível. Neste momento o barato pode custar caro e dificultar o sucesso da sua empresa/web site no seguimento online.
Com provedores estabelecidos com Hostgator, GoDaddy ou 1&1, por exemplo, não pode errar. Porém, é preciso prestar atenção em toda gama de planos de hospedagem, e também verificar qual se adequa melhor ao que você precisa.
Importante: ao minimizar o tamanho das informações, pode-se utilizar os códigos CSS e JavaScript, armazenados pelo cache.
Uma dica essencial é: na hora de aplicar o CSS, colocar também o código no cabeçalho, assim como os códigos script no final da página. Essas medidas ajudam a agilizar o processo de carregamento do site.
Conclusão
Para um site mais rápido:
- Otimizar as imagens e dados;
- Escolher um bom plano de hospedagem;
- Aplicar o JPEG progressivo com editor de imagens;
- Alojamento adequado;
- Plugins para auxiliar no armazenamento em cache e otimização de plano de hospedagem
3 comments
Ah, entendi agora. E tem gente que reclama do browser e não sabe o verdadeiro problem..
Ótimo artigo
Excelente conteúdo