Te pergunto. Você compraria um fruta com um formato estranho? Ou um vegetal que seja feio? Ou que seja defeituoso ao seus olhos?
Posso dizer que 90% das pessoas responderam não, talvez seja pelo fato de não ser atraente aos olhos, ou de não serem vista como normal. Seja qual for o motivo, esse é um problema real para muitos supermercados, então foi aí que o design entrou para resolver o problemas dessas frutinhas e vegetais não-amados.
A cada ano 300 milhões de toneladas de frutas e vegetais são jogados fora, sendo 57% em razão da produção irregular da normal aparência que eles têm. Em decorrência disso, em 2014, um mercado francês criou uma campanha com a intenção de re-educar nossos olhos e mudar nossa perspectiva sobre o feio, distorcido e irregular, para assim acabar (ou mesmo diminuir) com esse desperdício.
A campanha chamada Inglorious Fruit and Vegetables, no português leia-se Frutas e Vegetais Vergonhosos, mostrou ao consumidor que apesar da diferente aparência, todos tinham o mesmo sabor que as comidas “mais bonitas“, e custavam 30% mais barato.
O que você achou da iniciativa? E agora, você compraria uma fruta ou vegetal “estranho“?
2 comments
Gente, que sensacional essa campanha! Não sabia que tanto alimento assim era desperdiçado só por conta da aparência. Se a gente faz isso com fruta, imagine com pessoas </3
Achei incrível a ideia, adorei <3
Pois é, também ficamos bem surpresos com esses dados. Nos faz lembrar de não julgar pela aparência. 😉 Obrigada pelo comentário Clara. Abs!