Como abrir a mente e ser mais criativo?

Posted on

Dicas e novos métodos que ajudam a fazer a mente funcionar e ser mais criativo.

A palavra criatividade se vincula ao termo “criar”, do latim “creare”, que significa “dar existência, estabelecer relações que até então ainda não foram estabelecidas pelo universo do indivíduo.” Bom, em outras palavras a criatividade pode ser definida como “o processo de produção de algo que é original e que vale a pena.” Ou seja, criatividade é tudo sobre encontrar novas formas de resolver problemas e abordar situações.

Mas eu, como profissional criativa, posso confessar que muitas vezes já fiquei olhando para um papel em branco por horas e nada surgia. Você pode até pensar que não é criativo, mas criatividade está em nós, faz parte do nosso ser. O ideal é saber como explorar e como fazer aflorar quando mais precisamos.

Separei 8 dicas e métodos que julguei serem bons para trabalhar a mente.

01.   Diferentes fontes de referência

A inspiração está em todos os lugares, e é importante ter diversas referências de pesquisas. Busque a arte na fotografia, nos filmes, nas pessoas, na literatura, em museus, galerias. Quanto mais referências você carregar, mais ampla será sua base para criar novos projetos.

 

02.   Anote tudo na hora

Aquela boa idéia costuma chegar no momento em que você não está preparado. Por isso deixe sempre um sketchbook por perto, e então anote ou desenhe todas as idéias (mesmo as malucas) que estiver em sua cabeça. Várias vezes aconteceu isso e eu pensei “não vou esquecer essa idéia, impossível“, então algo me distraia, ou demorava demais, e a idéia ia embora! Anote mesmo que for no bloco de notas do celular.

 

03.   Use todos seus sentidos

Use todos os seus sentidos para mergulhar profundamente em um assunto. Digamos que você quer aprender sobre a cidade Phuket na Tailândia. Você poderia aprender um pouco da língua tailandesa, procurar fotos do Tailândia em livros e internet, fazer uma comida tradicional do país, assistir a vídeos de suas festas tradicionais, tentar ouvir o radio local da cidade, enviar um e-mail para algum hotel de lá para obter informações privilegiadas sobre como a cidade realmente é. Ou seja, se envolver o máximo possível com o projeto.

 

04.   Brinque como criança

Brincar como criança é uma boa estratégia para fazer novas conexões. Se você reparar em algumas agências e estúdios de design, você vai encontrar brinquedos espalhados para ajudar na criação. A brincadeira estimula a criatividade.

 Saiba+: Dicas de como Construir seu Portfólio Online de um jeito fácil

 

05.   Aprenda algo novo

Torne-se um iniciante. Aprenda a fazer algo novo, como malabarismo, escultura em madeira, arco e flecha. Abra novas “abas” em sua mente.

 

06.   Dê outras funções à objetos comuns

Liste usos inusitados e diferentes para objetos domésticos comuns no seu dia-a-dia. Por exemplo: Quais as maneiras que você pode usar um clipe de papel, um cabide, um copo, cachecol? Dê um tempo de dez minutos para fazer uma lista. Mas não se preocupe se suas idéias são estúpidas ou não, garanto que você vai se surpreender.

 

07.   Crie histórias com 3 palavras

Em um estudo feito por um neurocientista britânico Paul Howard-Jones, foi pedido às pessoas para criar histórias, com apenas três palavras. Para um grupo de pessoas as palavras escolhidas se relacionam entre si, como “escovar“, “dentes” e “brilho“. Outro grupo de pessoas receberam palavras que não se relacionavam, como “vaca“, “zip” e “estrela“. E adivinhe? As pessoas que receberam as palavras que não se relacionavam inventava histórias mais criativas! Então faça associações remotas e variadas. Uma idéia é pegar 3 livros diferentes, abrir todos na página 50 e escolher a terceira palavra de cada página, de cada livro. Aí é só criar uma história que conte a conexão entre as 3 palavras!

 

08.   Escreva 10 vezes a mesma questão de jeitos diferentes

As vezes ficamos presos na mesma questão, e não conseguimos encontrar a solução dela. Então treine seu cérebro! Escreva 10 variações da mesma questão. Por exemplo, para a pergunta: “Como jogar xadrez?“, você pode fazer perguntas como “Quais as regras do xadrez? O que posso, e não posso fazer com os peões? ou Como vencer o jogo?” Uma de suas novas perguntas provavelmente será um melhor do que o original.

 Saiba+: Infográfico: Tendências de Cores de 2014

 

Essas são algumas dicas pra exercitar o cérebro, e tem algumas dicas mais curtas que são:

• tentar mudar a rotina;
• fazer um quadro com referências do projeto;
• tentar estilos diferentes do seu;
• fazer o desenho à mão ao invés de fazer direto no computador;
• usar materiais diferentes do que você usa normalmente. Ou você mesmo pode produzir seu próprio material, tirando fotos do que precisa.

 Espero que ajude e que abra sua mente para a criatividade! 🙂

 

 

 

Imagem da capa de Shutterstock

Curtiu? Dê RT e compartilhe! 
Pode também nos seguir em nossa fanpagetwitter ou pinterest

13 comments
  1. Gostei muito da matéria, posto que criatividade é um dos maiores obstáculos para um designer, eu, por exemplo, as vezes sofro bastante para fazer um layout de um site bacana, moderno, sem perder a originalidade, vou usar estas dicas, tomara que me ajudem. Obrigado!

  2. Pingback: Ingin Lebih Kreatif? Lakukan Hal-hal ini! - EzraGraphic
  3. Gostei muito, agradecida pelas dicas. Pois sou estudante de arquitetura e tô sofrendo no âmbito da criatividade.

  4. Trabalhar o cérebro é uma missão constante na nossa profissão. Principalmente quando temos que criar tanta coisa em tão pouco tempo. 😉

  5. Se não me engano, já postei essa dica aqui mesmo no Des1gnon, mas vou reforçar: Não apenas brinque como criança…olhe para as crianças, perceba as crianças, ouça, observe-as. Meus melhores insights vieram de brincadeiras e conversas com meu filho pequeno. Elas tem muito a nos acrescentar.

  6. Venho da área de engenharia. Minha vida toda trabalhei (e ainda trabalho) nisso. Sempre na lógica e, porque não dizer, receitas de bolo para solucionar problemas comuns. Há uns 10 meses após uma conversa com um artista plástico, comecei dedicar ao design com intuito de mudar de carreira. O que acho difícil é romper barreiras/preconceitos e aprender a reaprender. É um processo longo, ver as coisas com outros ângulos, mas acredito ser extremamente recompensador.

    1. Concordo e acho que nunca é tarde para recomeçar se é isso que vai te fazer se sentir bem e feliz no final do dia! E como você disse, aprender e quebrar barreiras é algo recompensador. Boa sorte na sua nova jornada, foco e muita dedicação. 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like