Já parou para pensar que desde sempre nos acostumaram a pensar na publicidade, como uma fazedora de ilusões, de ‘mentirinhas’? E a pintar os seus profissionais, os publicitários, como a figura do ‘coisa ruim’? Ultimamente percebo uma distorção no real significado dessas profissões, como se realmente eles fossem ruins.
Há sim empresas e profissionais que através de suas comunicações manipulam visando apenas o lucro, sem entregar nada além do prometido, lembrando que às vezes nem o prometido é entregue. Mas temos de convir que existem marcas e agências que se comprometem e fazem um excelente trabalho. Se você pensar, tenho certeza que, consegue se recordar de três no mínimo.
Vamos então encerrar com a definição da mal dita e blasfemada:
Publicidade pode ser vista como um espelho dos valores e anseios da sociedade. Ela reflete o que o pessoal lá na outra ponta está pensando e querendo consumir. Então ela como o nome já diz ela torna público algo, fazendo a ponte entre o EU QUERO e o EU VENDO.
Você designer, que por tantas vezes trabalha dando suporte para que o produto seja atraente para o público final, como se sente nessa história? Já trabalhou com algum dos tipos de profissionais ou empresas que citei acima? Conta pra gente!
2 comments
Cara Roberta,
Infelizmente, devo ressaltar que seu post foi vago e sem muita solidez de conteúdo, uma vez que nem foi ressaltado a diferença entre “publicidade”e “propaganda”.
Apenas para diferenciação, PUBLICIDADE é gerada espontaneamente como resultado da PROPAGANDA, que por sua vez é criada por diversos profissionais de PROPAGANDA. É de extrema importancia que um gere o outro, caso contrário, o produto não será bem colocado e por sua vez, não será bem vendido.
A propaganda nunca teve como objetivo fazer “mentiras e ilusões”. Ela ressalta a qualidade competitiva de um produto e gera uma demanda para consumo. Se o ciclo de produção fosse um motor, a propaganda seria a explosão que é gerada para a movimentação dele. E isso, é de suma importância para que o mercado financeiro gire e seja mantido.
Tanto o designer, como o ilustrador como o publicitário devem sempre buscar a excelência naquilo que cabe à profissão, porque, afinal somos pagos e guiados pelo cliente para gerar um conteúdo, e por mais que seja difícil, não sobrevivemos apenas com idealismo.
Abraços.
Certíssimo em suas considerações Marcus, o que ressalto é que o objetivo do artigo não era de explicar o que é publicidade e o que é propaganda.
Agradeço o seu comentário, volte sempre 🙂 rs