“Paixão que nasce no desejo de superação e que leva à transformação de uma cidade, de um país e de um continente.” …Foi assim que nasceu a logomarca da primeira Olimpíada na América do Sul, inaugurada na última sexta-feira, com grande alegria. No total, 139 agências de publicidade e design participaram do concurso, mas só uma, a Tátil Design de Idéias, foi a vencedora. De acordo com os organizadores do COI, a prioridade era de que a marca fosse inovadora, conseguisse se manter atual até 2016 e projetasse o Rio e o Brasil para o exterior estando alinhada aos valores olímpicos.
O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, mostrou-se encantado com a marca. Vejam suas palavras:
“A marca tem um desenho leve, que parece flutuar na água. Lembra-me estar velejando. É muito estética, inovadora e criativa. É possivel ver várias coisas nela: rio, montanha, sol, Copacabana.”
Veja no vídeo o processo de criação da marca Rio 2016.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=H0db8nHMdlM]Segundo seus criadores, a marca foi inspirada na paixão de alma carioca, que acolhe com um abraço e espalha simpatia, num movimento coletivo, caloroso, que traduz nosso jeito apaixonante de celebrar. Na paixão e transformação de uma cidade e de um país inteiro, embaladas pela renovação do espírito olímpico, para projetar o Brasil e o Rio de Janeiro para o mundo. Na paixão e transformação do planeta e das pessoas, através da disseminação de uma cultura mais interdependente, consciente e sustentável, como uma inspiração para o presente e um legado para o futuro. Inspirada também na diversidade harmônica que se manifesta através da união e espírito jovem. E claro, o espírito olímpico que se desdobra emsuperação e excelência.
Lançamento Oficial da Marca Rio 2016
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=UdmgHnqxyBo&feature=player_embedded]Rumores sobre o suposto plágio do logo
Sobre o possível plágio da marca escolhida, as concorrentes que participaram do concurso, avaliaram que é normal ocorrerem semelhanças e que raramente um projeto não remete a outro já existente.
“É evidente que não foi plágio. Essa acusação é leviana. A Tátil é uma agência qualificada, com larga experiência no mercado. Utilizaram um formato universal, com pessoas de mãos dadas” afirmou Silvio Silva Junior, dono da Lúmen Design.
Em nota, o COB informou ter feito, juntamente com o COI (Comitê Olímpico Internacional), uma “extensa busca mundial de marcas que tivessem elementos presentes na marca dos Jogos Rio 2016“. As marcas encontradas, segundo o COB, não apresentavam conflito com a logo da Rio-2016.
Logo Oficial Rio 2016
Afinal, o que vocês acharam?